Acessibilidade / Reportar erro

Metodologia da Problematização e Pesquisa Convergente Assistencial: proposta de práxis em pesquisa

RESUMO

Objetivo:

Apresentar subsídios teóricos para a prática do cuidar em enfermagem pautada na possibilidade de convergência entre a prática investigativa e a prática educativa.

Método:

A Pesquisa Convergente Assistencial foi desenvolvida no período de fevereiro a agosto de 2015, com um Grupo de Trabalho intersetorial composto por 32 participantes, entre eles profissionais de saúde, assistência social e segurança pública. Foram desenvolvidos dez encontros grupais, pautados na Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez.

Resultados:

O movimento de reflexão-ação resultou na (re)construção compartilhada do fluxograma de atendimento às mulheres em situação de violência, como um dispositivo de comunicação entre os serviços.

Considerações finais:

Prática investigativa pautada na Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez mostrou-se profícua e viável em investigações qualitativas, cujo propósito seja a transformação da realidade em estudo.

Descritores:
Atenção à Saúde; Enfermagem; Pesquisa; Pesquisa Qualitativa; Metodologia

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br