RESUMO
Objetivo:
analisar as implicações docentes com a formação pedagógica em uma Escola Técnica do SUS.
Método:
estudo qualitativo que tem como referencial teórico e metodológico, a Análise Institucional na modalidade Socioclínica Institucional, cujos dados foram coletados no período de julho de 2017 a agosto de 2018, com 07 profissionais de saúde.
Resultados:
foram apresentados a partir de duas temáticas: implicações dos docentes com o processo de formação: a antiga Escola Técnica; Novos rumos são evidenciados no comportamento implicado dos docentes: uma nova Escola Técnica?
Considerações finais:
conhecer os fatores que dificultam e facilitam o processo de formação pedagógica em Saúde e, principalmente, esclarecer como os comportamentos instituídos abriram brechas para movimentos instituintes presentes naquele cenário, revelando as nuances de uma nova institucionalização, contribuiu para a construção coletiva de estratégias relacionadas à formação de novos docentes.
Descritores:
Educação em Enfermagem; Formação Profissional em Saúde; Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Sistema Único de Saúde