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Multimídia e eficácia no ensino de anotações de enfermagem: relato de experiência pedagógica

Resumos

O ensino tradicional do conteúdo anotações de enfermagem enfatiza os aspectos formais das anotações mostrando-se insuficiente para verificar até que ponto o aluno é capaz de identificar, numa situação de rotina, os eventos que devem ser comunicados. Concluímos que a abordagem metodológica e os materiais disponíveis para a aprendizagem desse conteúdo são insatisfatórios e indicamos a utilização de vídeos-situação para facilitar a aprendizagem. Nesse trabalho, descrevemos uma experiência de utilização de vídeo juntamente com o software Sherlock!, e apresentamos seus resultados.

Multimídia; Educação; Anotações


The purpose of this paper was to discuss the importance of nursing records in the nursing process. Traditional nursing teaching emphasizes formal aspects of the nursing records and has been shown insufficient to check if the student is able to identify events taking place during a specific time period that must be registered. This study concludes that the methodological approach and the avaiable materials used to enhance learning of this matter are unsatisfactory and the use of video is pointed out for easier learning. The authors report an evaluation of one experience in video aided learning with a software named Sherlock! and shows the results.


ARTIGOS

Multimídia e eficácia no ensino de anotações de enfermagem - relato de experiência pedagógica* * Trabalho apresentado no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Olinda - Recife , 28 de novembro a 3 de dezembro de 1993.

Marta Elisabete MalavassiI; Maria Lúcia dos Santos de PhilippI; Fábio Soares dos SantosI; Evanisa Maria AroneII

IDocentes do Centro de Educaçao em Saúde - Senac - SP

IICoordenadora dos Cursos da Área Hospitalar - Centro de Educação em Saúde - Senac - SP

RESUMO

O ensino tradicional do conteúdo anotações de enfermagem enfatiza os aspectos formais das anotações mostrando-se insuficiente para verificar até que ponto o aluno é capaz de identificar, numa situação de rotina, os eventos que devem ser comunicados. Concluímos que a abordagem metodológica e os materiais disponíveis para a aprendizagem desse conteúdo são insatisfatórios e indicamos a utilização de vídeos-situação para facilitar a aprendizagem. Nesse trabalho, descrevemos uma experiência de utilização de vídeo juntamente com o software Sherlock!, e apresentamos seus resultados.

Unitermos: Multimídia - Educação - Anotações

ABSTRACT

The purpose of this paper was to discuss the importance of nursing records in the nursing process. Traditional nursing teaching emphasizes formal aspects of the nursing records and has been shown insufficient to check if the student is able to identify events taking place during a specific time period that must be registered. This study concludes that the methodological approach and the avaiable materials used to enhance learning of this matter are unsatisfactory and the use of video is pointed out for easier learning. The authors report an evaluation of one experience in video aided learning with a software named Sherlock! and shows the results.

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Recebido para publicação em 05.12.93

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  • 3. CARRAHER, D.W. Sheriock! Investigação com textos. São Paulo: Senac, 1988.
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  • *
    Trabalho apresentado no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Olinda - Recife , 28 de novembro a 3 de dezembro de 1993.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 1994

    Histórico

    • Recebido
      05 Dez 1993
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