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Avaliação do debriefing na simulação clínica em enfermagem: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a contribuição do debriefing após as simulações clínicas para estudantes de enfermagem.

Método:

Estudo quantitativo, realizado com 35 estudantes de enfermagem que participaram de cinco cenários de simulação clínica com debriefings planejados a partir do modelo da National League Nursing/Jeffries Simulation Theory. Após o quinto cenário, os estudantes responderam a Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação.

Resultados:

Os itens avaliados envolveram os valores psicossocial, cognitivo e afetivo, sendo que dentro de uma escala de um a cinco, a maior média foi no valor cognitivo com 4,23 (±0,56) pontos, em seguida no psicossocial com 3,77 (±0,53) e por último no valor afetivo com 3,71 (±0,63) pontos.

Conclusão:

O debriefing conduzido após os cenários de simulação clínica foi um exercício reflexivo que contribuiu para o estudante integrar saberes múltiplos nos valores afetivo, cognitivo e psicossocial, e assim desenvolver as competências requeridas.

Descritores:
Simulação; Pensamento; Competência Clínica; Aprendizagem; Estudantes de Enfermagem

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