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Ações educativas: pesquisa-ação com profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família

RESUMO

Objetivos:

identificar os fatores que influenciam as ações educacionais e construir com profissionais e usuários propostas de estratégias educacionais que estimulem a participação popular.

Métodos:

pesquisa-ação, em que foram realizadas entrevistas individuais, observação participante e Grupo Focal. Participaram 16 profissionais e 10 usuários de 2 Estratégia Saúde da Família do Município de Rio Branco, Acre, Brasil. Os resultados foram organizados pela técnica de Análise Temática.

Resultados:

emergiram-se as unidades temáticas: A educação em saúde como estratégia estimuladora de mudanças na vida dos usuários da Estratégia Saúde da Família; Reflexão crítica sobre diagnóstico das causas que interferem nas ações educativas na Estratégia Saúde da Família e proposição de novas estratégias; Potencialidades que estimulam o desenvolvimento das práticas educativas na Unidade de Saúde da Família; Propostas de aprimoramento das práticas educativas centradas na tecnologia educacional leve em saúde na dimensão do diálogo.

Conclusões:

a análise demonstrou falta de vínculo com a comunidade e estratégias educativas tradicionais. Na fase de ação, os atores pactuaram mudanças participativas.

Descritores:
Saúde Coletiva; Saúde da Família; Educação em Saúde; Medicina Comunitária; Enfermagem em Saúde Pública

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