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Simulação clínica para ensino da assistência ao paciente com ferida

RESUMO

Objetivo:

relatar experiência da construção e aplicação de cenários de simulação clínica para avaliação e tratamento de feridas.

Método:

relato de experiência sobre dois cenários de simulação para assistência de enfermagem ao paciente com feridas aplicados a graduandos em enfermagem. Estruturaram-se simulações no modelo do National League for Nursing/Jeffries Simulation Framework. Avaliaram-se os cenários pelo instrumento Simulation Design Scale e os acadêmicos, pela experiência com a simulação.

Resultado:

cenários reproduziram situações de atendimento, com aplicação de role play e moulage, que permitiram avaliar e discutir o tratamento da ferida. Reflexões no debriefing foram importantes para o processo de ensino-aprendizagem e associação entre teoria e prática, fatores que determinaram satisfação dos alunos com a atividade.

Conclusão:

uso de cenários de simulação clínica no ensino de estudantes favoreceu o raciocínio clínico e a tomada de decisão na avaliação e tratamento de feridas.

Descritores:
Ensino; Educação em Enfermagem; Simulação; Ferimentos e Lesões; Cicatrização

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