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Tecnologia educacional para pessoas que convivem com HIV: estudo de validação

RESUMO

Objetivo:

validar tecnologia educacional para subsidiar ação de profissionais de saúde com pessoas convivendo com HIV.

Método:

estudo metodológico com coleta de dados utilizando escala Likert de quatro pontos para avaliação por onze juízes e 51 pessoas convivendo com HIV. Os dados foram tabulados, processados e analisados por estatística descritiva, inferencial e testes Alfa de Cronbach e Kruskal-Wallis para análise da confiabilidade e consistência interna.

Resultado:

o Alfa de Cronbach foi 0,974 para juízes e 0,694 para público-alvo, valores confiáveis. O Kruskal-Wallis testou as hipóteses H0 e H1 com significância de 0,05. Aceitou-se H0 com significância de 0,395 para juízes e 0,187 para público-alvo, demonstrando concordância na distribuição das respostas. Consideraram-se relevantes julgamentos com resposta favorável de no mínimo 70%, conforme testes realizados.

Conclusão:

a tecnologia apresenta alta confiabilidade e boa consistência interna, sendo considerada adequada.

Descritores:
Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Educação em Saúde

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