Acessibilidade / Reportar erro

O brincar como significante para aplicação do Brinquedo Terapêutico dramático pelo enfermeiro: reflexão teórica

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre possíveis contribuições do brincar enquanto significante na utilização do Brinquedo Terapêutico dramático na atuação do enfermeiro.

Métodos:

Estudo teórico-reflexivo, ancorado em três momentos: A linguagem do inconsciente que emerge no brincar como significante; Como o Brinquedo Terapêutico dramático é utilizado pelo enfermeiro; e O brincar enquanto significante no decorrer da aplicação do Brinquedo Terapêutico dramático: contribuições para a prática de enfermagem.

Resultados:

Por intermédio do manejo das sessões pelo enfermeiro, o brincar mediado pelo Brinquedo Terapêutico dramático proporciona à criança a oportunidade de elaboração de elementos significantes que não haviam sido significados por ela.

Considerações finais:

Mediante o Brinquedo Terapêutico dramático, a articulação do organismo da criança com sua realidade na formação do eu constitui avanço para produção de conhecimento e assistência de enfermagem à criança, possibilitando cuidado integral e permitindo a elaboração de suas angústias, o que colabora para que a criança se constitua enquanto sujeito.

Descritores:
Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Criança; Jogos e Brinquedos; Psicanálise

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br