Acessibilidade / Reportar erro

A influência das condutas da equipe de enfermagem na vigilância de eventos adversos pós-vacinação

RESUMO

Objetivos:

analisar os efeitos das condutas dos profissionais de enfermagem na vigilância de eventos adversos pós-vacinação.

Métodos:

estudo transversal, com 384 participantes que receberam vacinas. Analisadas informações de antecedentes vacinais, vacinas administradas e orientações sobre vacinação. Realizadas análises descritivas e bivariada, por meio de regressão logística simples (Odds Ratio não ajustada).

Resultados:

as orientações sobre os eventos (RP=1.8; p=0,001) e as condutas frente a sua ocorrência (RP=1.7; p=0,001) são atividades que influenciam a vigilância dos eventos adversos pós-vacinação. Mais da metade dos participantes não recebeu orientações sobre as vacinas administradas, os eventos e as condutas em caso de ocorrência. Somente 38,5% foram orientados sobre as vacinas administradas e 40,6%, sobre os eventos adversos. Na presença do evento, 29,9% relataram que procuraram os serviços para notificação.

Conclusões:

realizar triagem adequada, orientar a respeito das vacinas e dos eventos adversos são medidas preventivas essenciais para fortalecer a vigilância de eventos adversos pós-vacinação.

Descritores:
Vacinação; Reações Adversas; Atenção Primária à Saúde; Vigilância Ativa; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br