Acessibilidade / Reportar erro

Coping em saúde mental durante o isolamento social: análise à luz de Hildegard Peplau

RESUMO

Objetivos:

analisar o coping de indivíduos em isolamento social por suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus na perspectiva da Teoria das Relações Interpessoais de Hildegard Peplau.

Métodos:

pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, realizada com 34 indivíduos em isolamento social por suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus que passaram na tenda de triagem de um hospital universitário paranaense. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada em junho e julho de 2020. As categorias empíricas foram interpretadas pela análise de conteúdo.

Resultados:

revelaram-se quatro categorias: Afastamento; Suporte social e emocional; Autopercepção e resolução; Aprendizado. Essas categorias estabeleceram as estratégias de coping.

Conclusões:

concluiu-se que indivíduos submetidos ao isolamento social estão mais suscetíveis a apresentar problemas relacionados à saúde mental. Destacou-se que, estratégias de enfrentamento, motivadas pelo enfermeiro ancorado no referencial teórico de Hildegard Peplau, promoveram o aprendizado necessário para a promoção da saúde mental dos participantes diante do contexto pandêmico.

Descritores:
Infecções por Coronavírus; Estresse Psicológico; Adaptação Psicológica; Enfermagem em Saúde Mental; Isolamento Social

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br