Acessibilidade / Reportar erro

Conceitos e práticas de ensino e exercício da liderança em Enfermagem

Conceptos y prácticas de enseñanza y ejercicio del liderazgo en Enfermería

RESUMO

Objetivo:

identificar, descrever e analisar características da liderança, do enfermeiro-líder e dos atores do processo ensino-aprendizagem da liderança em Enfermagem segundo enfermeiras docentes que realizaram pesquisas sobre esse tema e ministraram esse conteúdo entre 1972 e 1994, em escolas paulistas.

Método:

História Oral Temática. Entrevistadas quatro enfermeiras docentes, cujos depoimentos foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

foram abordados o contexto no qual os alunos desenvolviam a liderança, a influência de vivências prévias na formação do líder, seus atributos, a importância da liderança, o valor de ensiná-la, as possibilidades de emancipação do enfermeiro-líder, as repercussões do ensino da liderança na vida profissional, as relações entre a formação e o mercado de trabalho, os aspectos da formação docente e as características dos alunos.

Conclusão:

embora não fosse imprescindível para a formação do enfermeiro, a liderança era seu capital simbólico.

Descritores:
História da Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino Superior; Liderança; Pesquisa em Administração de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br