Acessibilidade / Reportar erro

Atenção à saúde no contexto do pré-natal e parto sob a perspectiva de puérperas

RESUMO

Objetivos:

investigar as puérperas que receberam orientações acerca do parto no pré-natal e as condutas vivenciadas no processo parturitivo, no contexto das boas práticas obstétricas, a partir da visão das puérperas.

Métodos:

estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 203 puérperas no pós-parto imediato admitidas no alojamento conjunto de um hospital-escola entre maio e julho de 2017. Para a coleta de dados, foi utilizado um instrumento adaptado do questionário hospitalar-puérpera elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz.

Resultados:

apenas 48,3% das puérperas receberam as oitos orientações referentes às boas práticas obstétricas no pré-natal, que não foram vivenciadas no processo parturitivo, sobretudo no aspecto do referenciamento e na conduta da equipe hospitalar. As condições socioeconômicas desfavoráveis apresentaram significância em relação às orientações do pré-natal.

Conclusões:

a assistência do pré-natal apresentou avaliação negativa, com presença de condutas não recomendadas no processo parturitivo na maternidade e falta de cumprimento das boas práticas obstétricas.

Descritores:
Atenção à Saúde; Pré-Natal; Trabalho de Parto; Enfermagem Obstétrica; Educação em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br