Acessibilidade / Reportar erro

A família frente a realidade do idoso de morar sozinho

RESUMO

Objetivo:

compreender a dinamica familiar frente a realidade do idoso de morar sozinho.

Método:

estudo de abordagem qualitativa, com referencial teórico do Interacionismo Simbólico e que envolveu entrevistas com famílias. Os dados foram analisados por análise temática.

Resultados:

seis famílias participaram do estudo. A análise de discurso originou as seguintes categorias: A família se organizando ao processo de morar sozinho após os 80 anos; A família respeitando as suas tomadas de decisão; A família vivenciando a liberdade do morar sozinho.

Conclusão:

neste estudo foi possível identificar que a possibilidade de morar sozinho é facilitada pelo preparo e acordos da família durante o ciclo vital familiar, levando à sensação de liberdade e qualidade de vida de todos os membros. A enfermagem, como ciência responsável pela elaboração de estratégias de cuidado, deve trabalhar junto às famílias auxiliando no planejamento de planos assistenciais baseados na realidade social familiar individual.

Descritores:
Idoso; Habitação; Enfermagem Familiar; Relações Familiares; Enfermagem Geriátrica

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br