Acessibilidade / Reportar erro

Métodos de validação de protocolos assistenciais de enfermagem: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

identificar a produção científica acerca dos métodos de validação de protocolos assistenciais de enfermagem.

Método:

revisão integrativa, com busca nas bases de dados Scielo, PubMed/MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science, Scopus e EBSCOhost, utilizando os descritores validation studies, validation studies as topic, protocols, clinical protocols, practice guidelines as topic, nursing e nursing assessment e o descritor não controlado validation.

Resultados:

foram selecionados 32 artigos, sendo a maioria brasileiros. A validação de conteúdo por especialistas foi o método mais frequente, sem consenso sobre o número de participantes para o processo. Os instrumentos de coleta foram majoritariamente elaborados pelos autores. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva e Índice de Validade de Conteúdo, com taxa de concordância variável nos artigos analisados.

Conclusão:

protocolos validados por especialistas constituem ferramentas robustas para o uso na prática clínica, sendo o rigor metodológico no desenvolvimento imprescindível para a qualidade do mesmo.

Descritores:
Estudos de Validação; Consenso; Protocolos; Métodos; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br