Acessibilidade / Reportar erro

Análise espacial de área de risco para tuberculose e os desfechos no tratamento

RESUMO

Objetivos:

identificar aglomerados de risco para ocorrência da tuberculose e desfechos no tratamento.

Métodos:

estudo ecológico, realizado em município maranhense, usando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Utilizou-se técnica de análise de densidade de pontos e de varredura isotônica, para identificação das áreas de maior ocorrência dos desfechos no tratamento e identificação das áreas de risco para os casos de tuberculose.

Resultados:

a maioria dos casos de tuberculose ocorreu em pessoas do sexo masculino, adultos, da raça parda. Também, a maior parte dos casos notificados classificou-se como pulmonar e se referiu a casos novos, progredindo para a cura. As áreas com maior densidade de cura, óbito e abandono estão localizadas na região central do município.

Conclusões:

a região central da área urbana da cidade, com alta densidade demográfica e precárias condições sanitárias e socioeconômicas, apresentou maior aglomerado de casos de tuberculose.

Descritores:
Tuberculose; Estudos Ecológicos; Análise Espacial; Área de Risco; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br