Acessibilidade / Reportar erro

Vida Ativa: projeto para uma transição hospital-comunidade segura após artroplastia

RESUMO

Objetivo:

Definir os critérios para a continuidade da assistência à pacientes idosos submetidos à artroplastia.

Método:

Estudo qualitativo, inserido no paradigma construtivista, utilizando a pesquisa-ação como opção metodológica. Os participantes do estudo foram os profissionais de saúde de um serviço ortopédico e das equipes de saúde comunitária na área de cobertura do hospital.

Resultados:

As diferentes técnicas utilizadas nos permitiram identificar as dificuldades para uma transição segura do hospital para a comunidade. Duas categorias de critérios para a continuidade da assistência surgiram: critérios associados ao risco de gestão ineficiente do regime terapêutico, e critérios associados ao conhecimento e nível de competência do cuidador informal.

Considerações finais:

Um idoso submetido a artroplastia (quadril ou joelho) sofre alterações funcionais que afetam a sua capacidade de autocuidado e podem levar à dependência. Nossos achados permitiram o desenvolvimento de um algoritmo para facilitar a tomada de decisão clínica e promover uma transição segura do hospital para a comunidade.

Descritores:
Idoso; Artroplastia; Continuidade da Assistência ao Paciente; Autocuidado; Cuidadores

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br