Acessibilidade / Reportar erro

Construindo uma nova proposta pedagógica no curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Setting up a new pedagogical proposal in the nursing course of the State University of Londrina

Construyendo una nueva propuesta pedagógica en el curso de enfemería de la Universidad Estatal de Londrina

Resumos

O artigo teve como objetivo levantar a história do Currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, desde a implantação do Curso, em 1972, até o currículo atual, implantado em Janeiro de 2000. O estudo se constituiu em pesquisa bibliográfica e o resultado possibilitou delinear todo o processo de mudança curricular frente à inquietação dos docentes e às exigências do mercado de trabalho. O estudo, ao fundamentar todas as mudanças curriculares, contribui para melhor compreendermos a nova proposta pedagógica aplicada no atual Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

currículo; Enfermagem; ensino na enfermagem; mudança curricular


The objective of this article is to outline the history of the Nursing Curriculum of the State University of Londrina. The first curriculum was created in the beginning of the nursing course in 1972 and the last one in January 2000. The results of the bibliographic research show that the curriculum of the nursing course in this university has changed along the years mainly due to professors' academic questions and demands of the labor market. The present study explains and justifies the changes in the curriculum and contributes for a better understanding of the new pedagogical proposal in the current Integrated Curriculum of the Nursing Course of the State University of Londrina.

curriculum; nursing; nursing course; curriculum change


El artículo tuvo como objetivo levantar la historia del Curríuculum de Enfermería de la Universidad Estatal de Londrina, desde la implantación del Curso, en 1972 hasta el currículum actual, implantado en enero de 2000. Tuvo como base una investigación bibliográfica y el resultado posibilitó delinear todo el proceso de cambio curricular frente a la inquietud de los docentes y a las exigencias del mercado laboral. El estudio, al fundamentar todos los cambios curriculares contribuye para comprender mejor la nueva propuesta pedagógica aplicada al actual Currículum Integrado del Curso de Enfermería de la Universidad Estatal de Londrina.

curriculum; enfermería; enseñanza en enfermería; cambio curricular


PESQUISA

Construindo uma nova proposta pedagógica no curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Setting up a new pedagogical proposal in the nursing course of the State University of Londrina

Construyendo una nueva propuesta pedagógica en el curso de enfemería de la Universidad Estatal de Londrina

Christine B. Godoy

Enfermeira Especialista em Saúde Pública pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina e em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde

RESUMO

O artigo teve como objetivo levantar a história do Currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, desde a implantação do Curso, em 1972, até o currículo atual, implantado em Janeiro de 2000. O estudo se constituiu em pesquisa bibliográfica e o resultado possibilitou delinear todo o processo de mudança curricular frente à inquietação dos docentes e às exigências do mercado de trabalho. O estudo, ao fundamentar todas as mudanças curriculares, contribui para melhor compreendermos a nova proposta pedagógica aplicada no atual Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave: currículo, Enfermagem, ensino na enfermagem, mudança curricular

ABSTRACT

The objective of this article is to outline the history of the Nursing Curriculum of the State University of Londrina. The first curriculum was created in the beginning of the nursing course in 1972 and the last one in January 2000. The results of the bibliographic research show that the curriculum of the nursing course in this university has changed along the years mainly due to professors' academic questions and demands of the labor market. The present study explains and justifies the changes in the curriculum and contributes for a better understanding of the new pedagogical proposal in the current Integrated Curriculum of the Nursing Course of the State University of Londrina.

Keywords: curriculum, nursing, nursing course, curriculum change

RESUMEN

El artículo tuvo como objetivo levantar la historia del Curríuculum de Enfermería de la Universidad Estatal de Londrina, desde la implantación del Curso, en 1972 hasta el currículum actual, implantado en enero de 2000. Tuvo como base una investigación bibliográfica y el resultado posibilitó delinear todo el proceso de cambio curricular frente a la inquietud de los docentes y a las exigencias del mercado laboral. El estudio, al fundamentar todos los cambios curriculares contribuye para comprender mejor la nueva propuesta pedagógica aplicada al actual Currículum Integrado del Curso de Enfermería de la Universidad Estatal de Londrina.

Palabras-clave: curriculum, enfermería, enseñanza en enfermería, cambio curricular

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em maio de 2001

Aprovado em novembro de 2001

  • BERBEL, N. A. N. Questões de Ensino. Notícia, Londrina, n. 3, out. 1996.
  • ______. Metodologia da Problematização: Fundamentos e Aplicações. Londrina: UEL, 1999.
  • BOGADO, M.L.G. et al. Projeto de Consolidação dos Novos Modelos Acadêmicos dos Cursos de Medicina e de Enfermagem. Londrina, 1998. Mimeografado.
  • BORDENAVE, J. D. Alguns fatores pedagógicos. Tradução de: Maria Tereza Grane: Revista Interamericana de Educação de Adultos, v. 2, n. 1-2, 1983.
  • BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20/12/1996.
  • CHRISTOFOLLI, D.A.S. (Coord). Análise Prospectiva do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - relatório final da fase diagnóstica. Londrina: CNPQ, 1990.
  • ENFERMAGEM. Colegiado do Curso. Currículo Integrado de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 1999.
  • ENFERMAGEM, Departamento de. Internato de Enfermagem. Londrina: UEL, 2000.
  • FLEURI, R. M. Educar para quê ? 9. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
  • FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
  • ______. A Pedagogia do oprimido. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
  • ______. Essa escola chamada vida. 3. ed. São Paulo: Ática, 1986.
  • ______. Política e Educação: ensaios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
  • GROSSI, E. P. Construtivismo Pós-Piagetiano. Um novo paradigma sobre aprendizagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
  • HIRAZAWA, S.A. Uma inovação no ensino de enfermagem na Universidade Estadual de Londrina: Integração das disciplinas de saúde do adulto utilizando a Metodologia da Problematização. Londrina, 1998. No prelo.
  • LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
  • MAGALHÃES, L. B.; CHRISTOFOLLI, O. A. S. Análise prospectiva do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: o momento normativo. Londrina, 1993.
  • MARCONDES, M. A. S. Avaliação da Aprendizagem Londrina, 2000.
  • MISAEL, J. Projeto Político-Pedagógico São Paulo, 1995.
  • PEREIRA, A.M. Estratégias de Ensino - Aprendizagem 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
  • SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
  • SOUZA, N. A. A avaliação da aprendizagem na construção do saber e do fazer docente Marília, 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • TAKAHASHI, O. C. Currículo do Curso de Enfermagem Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1995. Mimeogr.
  • VANNUCHI, M.T.O.; BADUY, R. S.; GIL, C. R. R.; NUNES, E. F. P. A.; LIMA, J. V. C. O Internato do Curso de Enfermagem da UEL: relato de uma experiência. Divulgação em Saúde para Debate, n.15, p.23-25, nov.1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2001

Histórico

  • Recebido
    Maio 2001
  • Aceito
    Nov 2001
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br