Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da assistência à criança na Estratégia de Saúde da Família

Evaluación de la asistencia al niño en la Estrategia de Salud de la Familia

RESUMO

Objetivo:

avaliar a assistência à criança menor de dois anos de idade prestada na Estratégia de Saúde da Família.

Método:

estudo avaliativo, quantitativo e transversal no qual se utilizou o Primary Care Assessment Tool - Versão Criança para a aferição dos atributos de acesso, longitudinalidade, coordenação, integralidade, orientação familiar e orientação comunitária.

Resultados:

foram entrevistados 586 adultos, responsáveis por crianças de até dois anos de idade e vinculados a 33 unidades de saúde, em onze municípios do estado de Minas Gerais, Brasil. A avaliação foi positiva para os atributos longitudinalidade e coordenação, e negativa para o acesso, a integralidade, a orientação familiar e orientação comunitária.

Conclusão:

há desencontros entre as necessidades de saúde das crianças e o que é ofertado pelo serviço; barreiras organizacionais ao acesso; ausência de contrarreferência; predominância de práticas curativas e preventivas consagradas e individuais; verticalização na organização das ações; e falta de comunicação adequada entre profissionais e usuários.

Descritores:
Enfermagem; Estratégia de Saúde da Família; Saúde da Criança; Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br