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Oficina de sensibilização ao acadêmico de enfermagem sobre o idoso com doença de Alzheimer: contribuições ao ensino

RESUMO

Objetivo:

Descrever a contribuição de uma oficina de sensibilização para o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a doença de Alzheimer no contexto da pessoa idosa/família.

Métodos:

Pesquisa-ação estratégica desenvolvida com 15 acadêmicos do sexto ao oitavo semestre de Enfermagem de uma instituição universitária do Rio Grande do Sul. Os dados coletados mediante entrevista semiestruturada, antes e após uma oficina de sensibilização sobre a doença de Alzheimer na pessoa idosa/família, foram submetidos a análise temática de conteúdo.

Resultados:

Identificaram-se seis categorias que versam sobre o (Des)Conhecimento da doença de Alzheimer no contexto da pessoa idosa/família, a partir da caracterização; dos fatores de risco; do diagnóstico; do tratamento da doença de Alzheimer; do cuidado ao familiar/cuidador; e das estratégias de cuidado à pessoa idosa com doença de Alzheimer.

Conclusão:

A oficina de sensibilização possibilitou ampliação e aprofundamento do conhecimento sobre a temática da doença de Alzheimer na pessoa idosa.

Descritores:
Idoso; Doença de Alzheimer; Família; Educação em Saúde; Enfermagem

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