Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de integração dos cuidados às doenças crônicas não transmissíveis: estudo de caso

RESUMO

Objetivos:

identificar as estratégias para a integração dos cuidados utilizadas no contexto das Doenças Crônicas não Transmissíveis em um Distrito Sanitário.

Métodos:

estudo de caso desenvolvido em um distrito de um município da região Sul do Brasil, com 34 participantes (coordenadores e enfermeiros assistenciais). Os dados foram coletados entre agosto/2016 e junho/2017, por meio de entrevistas, documentos e arquivos computadorizados. Para organização dos dados, utilizou-se o software MAXQDA®. A análise ocorreu mediante o modelo de Rede Integrada de Cuidados.

Resultados:

destacaram-se estratégias de integração nas dimensões sistêmica, normativa e funcional, como as coordenações, organização do Distrito, Plano Operativo Anual, sistema de informação e serviço de gestão para o usuário.

Considerações Finais:

o distrito compreende uma estrutura que possibilita interações por meio de várias ferramentas; dentre essas, a coordenação representa uma estratégia eficaz para potencializar o cuidado, impulsionar a cooperação entre os profissionais e ser apoio e gestão ao distrito.

Descritores:
Cuidados Integrais de Saúde; Doenças Crônicas; Enfermeiras e Enfermeiros; Estudo de Caso; Gestão dos Serviços de Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br