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Experiência com um programa de educação para pacientes diabéticos com baixo nível sócio-econômico

Resumos

Desenvolveu-se um programa multiprofissional para pacientes diabéticos com o objetivo de conscientizá-los sobre o significado de sua doença e a importância de auto controle. No período de estudo de 16 meses, participaram do programa 26 diabéticos insulino dependentes (IDDM) com média de idade de 17,4 + 7,0 anos e média de duração da doença de 39,4 + 44,8 meses. O grupo controle foi composto por 24 IDDM atendidos regularmente no ambulatório de diabetes no mesmo período, porém que não participaram das atividades educativas. Ao final do período analisado observou-se, que os itens mais facilmente aprendidos foram pesquisa de glicosúria, reconhecimento e conduta em casos de hipoglicemia e reaproveitamento de seringas. A comparação do grupo estudado antes e após a implementação do programa educativo, bem como a comparação do grupo estudado com o grupo controle não revelou diferenças estatisticamente significativas nos parâmentros clínicos e metabólicos analisados, sendo entretanto relevante a não ocorrência de casos de cetoacidose no grupo estudado. Concluímos que o programa educativo foi importante para facilitar o acesso dos pacientes às informações necessárias ao seu tratamento, o que talvez a longo prazo venha a se refletir num melhor controle metabólico da doença.

Diabetes mellitus; Programa educativo; Abordagem multiprofissional


In orderto support a better clinical and metabolic control fordiabetic patients and improve their quality of life, a multiprofessional diabetes education program was established. We intended to make the patients aware of the meaning of the disease and help them to develop self management skills. During the study period (16 months) we followed a group of 26 Type I diabetic patients with mean age of 17,4 + 7,0 years and mean diabetes duration of 39,4 + 44,8 months. The control group was composed of 24 IDDM patients regularly attended at the diabetic clinic in the study period, who did not engage the education program. At the end of the study, patients were able to perform urinary glicose tests and to recognize and act correctly in cases of hypoglicaemia; moreover they were capable of reusing disposable syringes. We didn't find any statistically significant difference in clinical and metabolic parameters among the study group before the beginning of the program. The same was true for comparisons between the study and the control group. It's important to notice however that we registered no cases of ketoacidosis in the study group. We concluded that the Diabetic Education Program was important to facilitate patients' access to the necessary information to their treatment what, at a long term follow-up, could be reflected in a better metabolic control of the disease.


ARTIGOS

Experiência com um programa de educação para pacientes diabéticos com baixo nível sócio-econômico* * Trabalho realizado na Seção de Diabetes e Metabologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com auxílio do CNPq, processo n° 411560/88-3.

Roselee PozzanI; Edna Ferreira CunhaII; Emilson Souza PortelaIII; Kátia Cristina Magalhães BarbosaIV; Ana Lúcia MagalhãesIV; Maria Stella Rodrigues da CunhaV; Cândida Miriam Vasconcelos SouzaVI; Clenir Bastos Marra PereiraVII; Marília de Brito GomesVIII

IProª Assistente do Departamento de Medicina Interna da UERJ

IIProfª Assistente do Departamento de Pediatria da UERJ

IIIProfª Auxiliar do Instituto de Nutrição da UERJ

IVResidente de Enfermagem do HUPE-UERJ

VPsicóloga - doutoranda -UERJ

VIAssistente Social do HUPE-UERJ

VIIProfª Assistente do Deptº de Enfermagem Médico-Cirúrgica da UERJ

VIIIProfª Adjunta do Departamento de Medicina Interna da UERJ

RESUMO

Desenvolveu-se um programa multiprofissional para pacientes diabéticos com o objetivo de conscientizá-los sobre o significado de sua doença e a importância de auto controle. No período de estudo de 16 meses, participaram do programa 26 diabéticos insulino dependentes (IDDM) com média de idade de 17,4 + 7,0 anos e média de duração da doença de 39,4 + 44,8 meses. O grupo controle foi composto por 24 IDDM atendidos regularmente no ambulatório de diabetes no mesmo período, porém que não participaram das atividades educativas. Ao final do período analisado observou-se, que os itens mais facilmente aprendidos foram pesquisa de glicosúria, reconhecimento e conduta em casos de hipoglicemia e reaproveitamento de seringas. A comparação do grupo estudado antes e após a implementação do programa educativo, bem como a comparação do grupo estudado com o grupo controle não revelou diferenças estatisticamente significativas nos parâmentros clínicos e metabólicos analisados, sendo entretanto relevante a não ocorrência de casos de cetoacidose no grupo estudado. Concluímos que o programa educativo foi importante para facilitar o acesso dos pacientes às informações necessárias ao seu tratamento, o que talvez a longo prazo venha a se refletir num melhor controle metabólico da doença.

Unitermos: Diabetes mellitus - Programa educativo - Abordagem multiprofissional.

ABSTRACT

In orderto support a better clinical and metabolic control fordiabetic patients and improve their quality of life, a multiprofessional diabetes education program was established. We intended to make the patients aware of the meaning of the disease and help them to develop self management skills. During the study period (16 months) we followed a group of 26 Type I diabetic patients with mean age of 17,4 + 7,0 years and mean diabetes duration of 39,4 + 44,8 months. The control group was composed of 24 IDDM patients regularly attended at the diabetic clinic in the study period, who did not engage the education program. At the end of the study, patients were able to perform urinary glicose tests and to recognize and act correctly in cases of hypoglicaemia; moreover they were capable of reusing disposable syringes. We didn't find any statistically significant difference in clinical and metabolic parameters among the study group before the beginning of the program. The same was true for comparisons between the study and the control group. It's important to notice however that we registered no cases of ketoacidosis in the study group. We concluded that the Diabetic Education Program was important to facilitate patients' access to the necessary information to their treatment what, at a long term follow-up, could be reflected in a better metabolic control of the disease.

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Recebido para publicação em 10/2/93.

ANEXO ANEXO

  • 1. AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, Implications of the diabetes control and complication trial. Diabetes Spectrum v.6, n.4, p.255-227, 1993.
  • 2. ASSAL, J. PH., AVILSATES, J.G., HALEMI, D. The teaching letters. IN: ASSAL.J.P., AVILSATES, J.G., HALEMI, D. Education Study Group of the European Association for Study of Diabetes. Neully-sursenne, 1988, p.1.
  • 3
    - BRASIL - M. Saúde. Ação educativa em saúde - diretrizes do M.S. Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde - Divisão Nacional de Educação em Saúde. Brasília, D.F., 1989.
  • 4 - CLAUPAUCH, R. O custo do tratamento do Diabetes Mellitus tipo I no Brasil. Diabetes & Metabolismo. 1:8-10, 1989.
  • 5 - CORDEIRO, H. Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: Ayuri. ABRASCO. 1991.
  • 6 - DAY, J.L. The DESG News letter. IN: DAY, J.L. Diabetes Education Study Group of the E u r o p e a n Association for the Study of Diabetes. Suffolk, Feb-1990 p.1.
  • 7 - DESTEFANO, F. Hospitalizations related to Diabetes Mellitus. Diabetes (suppl1 1): 40A, 1990.
  • 8 - GELLER, I., BULTER, M. Study of Education deficits as the cause of hospital admissions for diabetes mellitus in a community hospital. Diabetes Care. 4:487, 1981.
  • 9 - MAZUCA,S.A.,MORMAN N.A.,WHEELERM.L.,NORTON J.A., FINEBERS N.S., VINICOT F. The diabetes education study: A controlled trial of the effects of diabetes patient education. Diabetes Care. 9:9-10, 1986.
  • 10- MILLER, L.V., GOLDSTEIN J., NICOLASSEN G. Evaluation of patients knowledge of diabetes self-care. Diabetes Care. 1:275-280,1978.
  • 11- NATIONAL DIABETES DATA GROUP. Classification and diagnosis of Diabetes Mellitus and ther categories of glucose intolerance. Diabetes, 28:1039-1057, 1979
  • 12- OLIVEIRA, J.E.P., MILECH A., HOUAISS M..VELOSO E. Estudo epidemiológico sobre o Diabetes Mellitus no Rio de Janeiro. Diabetes & Metabolismo, 1:3-6, 1989.
  • 13- PAIM J.S. Saúde, crises e reformas. Salvador-BA: Centro Editorial e Didático da UFBa.PROED, 1986.
  • 14- PEREIRA, C.B.M. Diretrizes programáticas para o auto cuidado do diabético. Rio de Janeiro, 1 9 8 0. Dissertação ( Mestrado). E.E. Anna Nery, UFRJ - Rio de Janeiro, 1980.
  • 15- PORTA, M., RUDELLI G., COLANZI F., MOLINATLI, G.M. A survey of patients acceptability of diabetes education program in Italy. Diabetes & Metabolismo, 14:247-252, 1988.
  • 16- ROGERS, C.R. Freedom to learn. Columpres Ohio: Charles E. Merril Publishing Co. 1960. p.303.
  • 17- ROSENSTOCK, I. M. Understanding and enhancing patients compliance with diabetic regimens. Diabetes Care, 8:610-616, 1985.
  • 18- VASCONCELOS, Eymar M. Educação popular nos serviços de saúde. São Paulo: Editora H u c i tec, 1989.

ANEXO

  • *
    Trabalho realizado na Seção de Diabetes e Metabologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com auxílio do CNPq, processo n° 411560/88-3.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Set 1994

    Histórico

    • Recebido
      10 Fev 1993
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