Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação e validação do Medida de Adesão ao Tratamento para saúde mental

RESUMO

Objetivo:

adaptar culturalmente e validar o instrumento de Medida de Adesão ao Tratamento para saúde mental.

Método:

estudo metodológico, realizado com 300 portadores de transtorno mental, em dois Centros de Atenção Psicossocial em Curitiba, Paraná, de abril a junho de 2014. Realizou-se a adaptação transcultural segundo recomendações internacionais, a validação de constructo por meio da análise fatorial exploratória e a verificação da consistência interna pelo alfa de Cronbach.

Resultados:

mediante avaliação de comitê de especialistas e realização do pré-teste, foi alcançada a validação de face e conteúdo. A partir da análise fatorial, foram identificados dois fatores do constructo do instrumento: ação involuntária e ação voluntária, com total da variância de explicação de 55,7%. No teste de esfericidade de Bartlett obteve-se p<0,001. O alfa de Cronbach geral foi de 0,74.

Conclusão:

o instrumento adaptado e validado mostrou-se fidedigno para ser aplicado na verificação da adesão à terapêutica medicamentosa por portadores de transtorno mental.

Descritores:
Saúde Mental; Adesão à Medicação; Transtornos Mentais; Estudos de Validação; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br