Acessibilidade / Reportar erro

Ações para a detecção precoce do câncer de mama em dois municípios da Amazônia Ocidental

RESUMO

Objetivo:

avaliar a realização das ações de detecção precoce do câncer de mama na Atenção Primária e verificar a adequação dessas ações com as recomendações do Ministério da Saúde.

Método:

estudo transversal realizado de setembro de 2017 a março de 2018 com 736 mulheres cadastradas em Unidades Básicas de Saúde em dois municípios do Acre. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário validado. Na análise estatística, aplicou-se o Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher.

Resultados:

a frequência na realização da mamografia foi de 42%. Das mulheres com risco padrão para o câncer de mama, apenas 5,8% realizaram a mamografia adequadamente.

Conclusão:

evidenciou-se baixa conformidade das ações de detecção precoce às recomendações do Ministério da Saúde. Dessa forma, destaca-se a necessidade de adoção de medidas para aumentar a adesão dos profissionais às propostas governamentais, assim como avaliação contínua das ações.

Descritores:
Neoplasias da Mama; Atenção Primária à Saúde; Detecção Precoce de Câncer; Programas de Rastreamento; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br