Acessibilidade / Reportar erro

Formação e práxis do enfermeiro à luz das teorias de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

relatar a experiência da construção do conhecimento de enfermagem a partir das teorias de enfermagem e dos pontos de tangência com a práxis do enfermeiro.

Método:

relato de experiência sobre as reflexões a partir de conteúdos abordados na disciplina oferecida em Programa de Pós-Graduação de Enfermagem stricto sensu de uma universidade pública estadual. Foram apresentados seminários pelos alunos trazendo as principais teorias de enfermagem, gerando ampla discussão correlacionando-as à prática do enfermeiro. Revisão e reflexão dos conteúdos abordados.

Resultado:

definiram-se dois temas: a formação do aluno de graduação de enfermagem e a construção do conhecimento em relação aos conceitos das teorias de enfermagem; e modelos assistenciais e o raciocínio crítico do enfermeiro acerca da aplicabilidade das teorias de enfermagem.

Considerações Finais:

as reflexões produzidas permearam a construção e apreensão do conhecimento e dos significados representativos da prática assistencial a partir dos pressupostos e constructos das teorias.

Descritores:
Teoria de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Processo de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br