Acessibilidade / Reportar erro

Percebendo o relacionamento sexual: sentimento e vivência de adolescente

RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES

Percebendo o relacionamento sexual: sentimento e vivência de adolescente1 1 Dissertação de Mestrado. Escola de Enfermagem da UFBA - Bahia.

Fernanda Cardeal Mendes

Professora da Escola Supletiva de Enfermeira Irmã Scheilla - Mansão do Caminho Salvador-BA

Professora Orientadora Mirian Santos Paiva

PERCEBENDO O RELACIONAMENTO SEXUAL: Sentimento e Vivência de adolescente

A adolescência é caracterizada como um período de intensas transformações biológicas e psicossociais vivenciadas pelos adolescentes em seu contexto sócio-cultural (COLLI, 1985) Nessa fase, o adolescente, na busca de identidade, reformula vários aspectos do seu comportamento. No que se refere à sexualidade, vários autores (MURARO, 1984, PAIVA e col, 1992) consideram que as mudanças do comportamento sexual dos jovens estão vinculadas à conjuntura sócio-econômica, política e cultural. A gravidez na adolescência, uma das conseqüências do relacionamento sexual, é motivo de preocupação por causa das possíveis implicações a ela associadas, como complicações da gravidez, limitações em termo de estudo e oportunidade de trabalho, aborto, entre outros. Considerando-se que a gravidez na adolescência é um tema já bastante discutido por estudiosos e organismos nacionais e internacionais que pesquisam o fenômeno, esse estudo descreve os sentimentos e vivências dos adolescentes da comunidade de Pau de Lima quanto à possibilidade da gravidez no exercício de sua sexualidade. Esta pesquisa utilizou a GROUNDED THEORY que consiste na descoberta e desenvolvimento de uma teoria a partir dos dados obtidos e analisados sistemática e comparativamente (GLASER e STRAUSS, 1976). É um método qualitativo que, segundo MINAYO, 1992, pretende apreender símbolos, significados e definições forjados pelos atores sociais, ou seja, a natureza reflexiva dos adolescentes pesquisados Os dados foram coletados através das técnicas de entrevista focalizada e a observação participante. Os resultados foram apresentados na forma de um esquema conceitual caracterizando um processo, denominado "PERCEBENDO O RELACIONAMENTO SEXUAL", que descreve a percepção do relacionamento sexual, pelos adolescentes , a partir da descoberta consciente de sua sexualidade e a do outro até a percepção da possibilidade de gravidez O processo foi constituído por quatro categorias ínter-relacionadas e interdependentes: "DESCOBRINDO A SEXUALIDADE"; "APROFUNDANDO O NAMORO"; "INICIANDO O RELACIONAMENTO SEXUAL" e "PERCEBENDO A POSSIBILIDADE DE GRAVIDEZ" Os adolescentes percebem o relacionamento sexual a partir da descoberta consciente de sua sexualidade e a do outro quando vão estabelecendo as bases para um relacionamento afetivo. À medida que aumenta o grau de intimidade desse relacionamento, fatores de ordem bio-sócio-culturais e psicológicos, interferem em todo o processo, facilitando a iniciação sexual. Com o desenvolvimento do relacionamento sexual, assumindo características típicas da adolescência, os adolescentes percebem a possibilidade de gravidez.

  • 1
    Dissertação de Mestrado. Escola de Enfermagem da UFBA - Bahia.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      19 Dez 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 1996
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br