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Intervenção educativa para maior conhecimento às precauções padrão na pandemia de COVID-19: estudo quase-experimental

RESUMO

Objetivo:

avaliar o impacto de uma intervenção educativa no conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação às precauções padrão.

Métodos:

trata-se de um estudo quase-experimental, realizada com 100 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram utilizados o instrumento de caracterização sociodemográfica e o questionário de Conhecimento das Precauções-Padrão. A intervenção educativa foi baseada em 05 momentos, onde se intensificou a abordagem em questões com menos de 70% de acerto.

Resultados:

Houve diferença significativa entre os escores dos profissionais de saúde antes (16,20 ± 1,51) e após (16,90 ± 1,31) a intervenção educativa (W=3,336; p < 0,05). Em relação ao conhecimento sobre a higiene das mãos após uso de luvas, obteve-se um aumento no conhecimento de 83% para 93%.

Conclusões:

registrou-se efeito positivo no conhecimento dos profissionais, demonstrando avanços no que diz respeito ao fortalecimento dos conhecimentos já adquiridos e à compreensão de novos saberes.

Descritores:
Precauções Universais; Profissionais de Enfermagem; Conhecimento; Enfermagem; Educação Continuada em Enfermagem

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