Acessibilidade / Reportar erro

Aquisição de competências para administração segura de medicamentos por meio da simulação realística: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

investigar as evidências que indiquem a contribuição da simulação realística de alta, média ou baixa fidelidade para aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes na administração segura de medicamentos por estudantes de enfermagem.

Métodos:

revisão integrativa de estudos experimentais das bases de dados MEDLINE, LILACS, Web of Science, Scopus e Science Direct. Utilizaram-se os descritores “estudantes de enfermagem”, “simulação”, “treinamento por simulação de alta fidelidade”, “erros de medicação” e “farmacologia” para identificar 14 estudos que respondiam à questão de pesquisa, e foram avaliados quanto ao rigor metodológico e nível de evidência.

Resultados:

amostra de estudos quase-experimentais, (nível 3 de evidência; 78,6%) e ensaios clínicos randomizados (nível 2 de evidência; 21,4%), cuja expressiva maioria evidenciou superioridade da estratégia de simulação em relação à metodologia tradicional (71,4%).

Conclusão:

o uso de simuladores de baixa e alta fidelidade, pacientes padronizados e simulação virtual pode promover ganho de competências essenciais para a segurança do paciente.

Descritores:
Treinamento por Simulação; Conduta do Tratamento Medicamentoso; Segurança do Paciente; Aprendizagem; Educação em Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br