Acessibilidade / Reportar erro

Instrumento para avaliação de estilo de vida sedentário em pacientes com hipertensão

RESUMO

Objetivo:

este artigo descreve a acurácia diagnóstica do International Physical Activity Questionnaire para a identificação do diagnóstico de enfermagem Estilo de vida sedentário.

Método:

o estudo foi desenvolvido com 240 indivíduos com hipertensão arterial estabelecida. A análise da acurácia diagnóstica foi baseada em medidas de sensibilidade, especificidade, valores preditivos, razões de verossimilhança, eficiência, odds ratio diagnóstica, índice de Youden, e área sob a curva característica operador-receptor.

Resultados:

diferenças estatísticas entre os sexos foram observadas para as atividades de intensidade moderada e para a atividade física total. Idade foi negativamente correlacionada com atividades de intensidade moderada e atividade física total.

Conclusão:

a análise da área sob a curva característica operador-receptor para as atividades de intensidade moderada, caminhadas, e para atividade física total mostrou que o International Physical Activity Questionnaire apresenta capacidade moderada para classificar corretamente os indivíduos com e sem estilo de vida sedentário.

Descritores:
Diagnóstico de Enfermagem; Pressão Arterial; Estilo de Vida; Atividade Motora

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br