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Gestão do conhecimento em instituições de saúde portuguesas

Gestión del conocimiento en instituciones de salud portuguesas

RESUMO

A gestão do conhecimento impõe-se como uma necessidade premente para as organizações de vários setores da economia, inclusive do setor da saúde.

Objetivo:

avaliar a perceção dos colaboradores de instituições de saúde relativamente à gestão do conhecimento na instituição onde atuam e analisar a existência de diferenças nessa perceção, em função do modelo de gestão da instituição.

Método:

estudo realizado numa amostra de 671 colaboradores de dez instituições de saúde portuguesas, com diferentes modelos de gestão. Para avaliar a perceção de gestão do conhecimento, utilizamos uma escala construída a partir de itens de escalas disponíveis na literatura.

Resultados:

evidenciam perceção de moderada gestão do conhecimento nas instituições de saúde e diferenças estatisticamente significativas na perceção de gestão do conhecimento, em cada modelo de gestão.

Conclusão:

a gestão do conhecimento ocorre nas instituições de saúde, e o modelo de gestão vigente influencia a forma como elas gerenciam o seu conhecimento.

Descritores:
Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Gestão de Serviços de Saúde; Instituições de Saúde; Pessoas

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