Acessibilidade / Reportar erro

Cultura organizacional, liderança autêntica e melhoria da qualidade em instituições de saúde canadenses

RESUMO

Objetivo:

Investigar as relações entre culturas organizacionais flexíveis e hierárquicas, domínios de melhoria da qualidade e competências da liderança autêntica em instituições de saúde canadenses.

Método:

Estudo observacional transversal realizado em Alberta, Canadá. Os gerentes de enfermagem (n=226) responderam a um questionário validado sobre cultura organizacional, melhoria da qualidade e liderança autêntica. Os dados foram analisados ​​por estatística descritiva, coeficiente de correlação de Spearman e teste Qui-quadrado (p<0,05).

Resultados:

A melhoria da qualidade alcançada por meio da acreditação está relacionada à cultura organizacional adotada e à liderança autêntica. Participantes que relataram trabalhar em uma cultura flexível, também relataram maior investimento na melhoria da qualidade e práticas de liderança autênticas.

Conclusão:

Este estudo avaliou as relações entre culturas organizacionais flexíveis, melhoria da qualidade por meio da acreditação e práticas autênticas de liderança dos gerentes de enfermagem. Culturas organizacionais flexíveis influenciam a adoção da liderança autêntica, modelo de gestão participativo e melhoria da qualidade.

Descritores:
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Liderança; Acreditação; Cultura Organizacional; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br