Acessibilidade / Reportar erro

Transição saúde-doença crítica na família: Intervenção de enfermagem na experiência vivida

RESUMO

Objetivo:

Analisar as estratégias encontradas pelas famílias para lidar com a situação de doença crítica, em sua experiência vivida dentro do contexto familiar e de internação hospitalar.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, de acordo com os preceitos de Van-Manen. Os participantes foram encaminhados para um método que exerce um efeito "bola de neve". Os dados foram coletados por meio de entrevistas com perguntas abertas.

Resultados:

A partir dos dados coletados, emergiram três temas essenciais: Estando consciente; Construção do diálogo; Garantindo conforto.

Considerações finais:

Na intervenção terapêutica, os enfermeiros verificam que as famílias que enfrentam uma doença em estado terminal interagem entre si e com a equipe da UTI. As famílias que interagem com os enfermeiros podem encontrar apoio cognitivo e emocional, permitindo-lhes ter consciência da situação e falar sobre, a fim de se sentirem fortalecidos e confortados.

Descritores:
Família; Estado Terminal; Tratamento Intensivo; Cuidados de Enfermagem; Conforto

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br