Acessibilidade / Reportar erro

Indícios de padrões de conhecimento de enfermagem comunicados pela imprensa brasileira antes do modelo nightingaleano

RESUMO

Objetivo:

identificar indícios de padrões de conhecimento da enfermagem difundidos pela imprensa brasileira antes da implantação do modelo nightigaleano no Brasil, e categorizar temas das matérias jornalísticas em função dos padrões de conhecimento de Carper e de White.

Métodos:

análise de conteúdo categorial de matérias alusivas a Florence Nightingale, publicadas no Brasil entre os anos de 1850 e 1919, coletados na Hemeroteca Digital. Quatro analistas identificaram indícios temáticos das matérias, realizando a classificação em padrões de conhecimento.

Resultados:

verificou-se a predominância de indícios do padrão sociopolítico seguido do empírico. Nas análises por década, os padrões ético e estético demonstraram predominância entre 1860 e 1870, respectivamente.

Conclusão:

a classificação por padrões de conhecimento de enfermagem de White foi útil no entendimento de temas precursores do conhecimento profissional/disciplinar, que se difundiram no Brasil, ligados ao caráter de Nightingale, além das repercussões de suas ações e a sua visão sócio-política ampliada.

Descritores:
Conhecimento; Comunicação; Enfermagem; Filosofia; História

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br