Acessibilidade / Reportar erro

Validade da escala de comportamento de promoção da saúde da Nursing Outcomes Classification em universitários

RESUMO

Objetivo:

verificar a confiabilidade e validade da escala de comportamento de promoção da saúde, da Nursing Outcomes Classification, em estudantes universitários.

Método:

estudo metodológico realizado com 324 universitários de uma instituição federal, sediada em uma cidade do Nordeste brasileiro. A consistência interna foi verificada por meio do alfa de Cronbach e correlação item-total. A validade foi realizada mediante análise fatorial exploratória via componentes principais.

Resultados:

a escala apresentou alfa de Cronbach de 0,83, demonstrando boa confiabilidade. As correlações item-total mantiveram-se acima de 0,3 para a maioria dos itens, apenas os itens 01, 13, 19 e 20 ficaram abaixo dessa marca. Na análise fatorial exploratória, foram extraídos dois componentes cujas variâncias explicaram 44,54% da composição do instrumento.

Conclusão:

a escala de comportamento de promoção da saúde apresentou boa confiabilidade e validade, demonstrando que pode ser aplicada à população de universitários.

Descritores:
Comportamentos Relacionados com a Saúde; Promoção da Saúde; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Serviços de Saúde para Estudantes; Estudo de Validação

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br