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Reformas curriculares na transformação do ensino em enfermagem em uma universidade federal

RESUMO

Objetivos:

discutir as reformas curriculares adotadas para o ensino de enfermagem no Brasil, no período de 1969 a 2019.

Métodos:

pesquisa histórica, de abordagem qualitativa com uso da história oral temática e pesquisa documental. Realizaram-se 13 entrevistas com docentes de graduação em Enfermagem de uma universidade federal do Sul do Brasil. As fontes documentais foram os projetos político-pedagógicos do curso e outros afins. Utilizou-se análise temática de Minayo.

Resultados:

o currículo de enfermagem delineia o perfil do profissional a ser formado e é revisto para adaptação às mudanças sociais e educacionais. Revela o potencial científico e profissional que se espera do enfermeiro. As reformas curriculares visam à qualidade da formação de enfermagem.

Considerações Finais:

a estrutura curricular e as reformas ocorridas emergiram consonantes com o contexto histórico, político, epidemiológico e social exigido da profissão para atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Descritores:
Currículo; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Instituições de Ensino Superior; História da Enfermagem

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