RESUMO
Objetivos: desenvolver e validar vídeo educativo para apoiar a gestão do cuidado domiciliar para clientes submetidos ao transplante hepático.
Métodos: estudo sustentado pelo Design Instrucional, por meio das etapas: análise: dados obtidos por meio de três estudos já desenvolvidos pelos pesquisadores; design: traçados os objetivos de aprendizagem do roteiro; sequências das cenas, profissionais envolvidos, local, linguagem, figuras ilustrativas e materiais necessários. Ainda, ocorreu a validação de conteúdo; produção: desenvolvimento do vídeo; implementação e avaliação: o vídeo foi utilizado pelos clientes submetidos ao transplante hepático seguido de avaliação deste produto por eles. Utilizou-se para análise dos dados estatística descritiva.
Resultados: o vídeo abordou cinco conteúdos de acordo com as necessidades dos clientes, sendo validado por seis enfermeiros com mais de quatro anos de experiência na transição do cuidado do transplante hepático e por nove clientes com tempo médio de alta hospitalar de 31 dias. A média geral do escore “muito bom” foi superior a 61%, seguido do escore “bom” com uma média de 23,8%.
Considerações Finais: estudo possibilitou a inserção de profissionais com expertise na temática, com a realização de ajustes de acordo com a demanda dos usuários. Destaca-se que essa ferramenta tem potencial para apoiar o autocuidado em ambiente domiciliar.
Descritores:
Tecnologia Educacional; Transplante Hepático; Promoção da Saúde; Cuidados Pós-Operatórios; Cooperação e Adesão ao Tratamento
Thumbnail
