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Estudo sobre a composição dos registros de enfermagem pelos acadêmicos de enfermagem em um hospital de ensino

Resumos

O presente trabalho consta de um estudo exploratório descritivo em que são analisados os registros de enfermagem, elaborados pelos acadêmicos de enfermagem em seu aspecto estrutural, visando classificá-los de acordo com os critérios propostos por ANGERAMI et alii para a composição dos mesmos, e também propor um modelo para a elaboração da evolução de enfermagem centrada na avaliação do paciente. Para a coleta de dados foram elaborados três instrumentos e um codificador de análise que compreende a descrição dos elementos de composição dos registros de enfermagem. Os dados foram coletados junto aos 53 acadêmicos de enfermagem do 7º semestre do curso de graduação. Concluiu-se neste estudo que 96,15% e 77,77% sujeitos dos grupos A e B respectivamente, percebem seus registros com bons no início e ao término do semestre. Quanto aos critérios de classificação, os registros analisados apresentaram-se em ambos os grupos: quanto ao número de sinais: compostos; à linguagem: especializada, ao estilo claro; coesão: uniforme densidade: sintéticos e quanto ao propósito no grupo A: persuasivos e no grupo B, dissuasivos.


This is a descriptive study which analyses nursing registries made by nursing students. It classifies them according to ANGERAMI et alii criteria and suggests a model of nursing centralized on patient's evaluation. The authors elaborated three instruments and one code system describing the components of the registries. Data have been collected among students attending 7th semester of the graduation course in the beginning and in the end of the semester. They concluded that 96,15% of the students of group A and 77,77% of group B think they make good registries. About the criteria of classification the registers analised have been seen in both of the groups, about the nº of signs: compound; the language: specialized; style: clear; cohesion: uniform; density: synthetic and in relation to the intentions in group A, persuasive and in the group B dissuasive.


Estudo sobre a composição dos registros de enfermagem pelos acadêmicos de enfermagem em um hospital de ensino

Maria da Graça Oliveira CrossettiI; Beatriz Ferreira WaldmannII

IProfessora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da UFRGS

IIProfessora Auxiliar de Ensino do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da UFRGS

RESUMO

O presente trabalho consta de um estudo exploratório descritivo em que são analisados os registros de enfermagem, elaborados pelos acadêmicos de enfermagem em seu aspecto estrutural, visando classificá-los de acordo com os critérios propostos por ANGERAMI et alii para a composição dos mesmos, e também propor um modelo para a elaboração da evolução de enfermagem centrada na avaliação do paciente. Para a coleta de dados foram elaborados três instrumentos e um codificador de análise que compreende a descrição dos elementos de composição dos registros de enfermagem. Os dados foram coletados junto aos 53 acadêmicos de enfermagem do 7º semestre do curso de graduação. Concluiu-se neste estudo que 96,15% e 77,77% sujeitos dos grupos A e B respectivamente, percebem seus registros com bons no início e ao término do semestre. Quanto aos critérios de classificação, os registros analisados apresentaram-se em ambos os grupos: quanto ao número de sinais: compostos; à linguagem: especializada, ao estilo claro; coesão: uniforme densidade: sintéticos e quanto ao propósito no grupo A: persuasivos e no grupo B, dissuasivos.

ABSTRACT

This is a descriptive study which analyses nursing registries made by nursing students. It classifies them according to ANGERAMI et alii criteria and suggests a model of nursing centralized on patient's evaluation. The authors elaborated three instruments and one code system describing the components of the registries. Data have been collected among students attending 7th semester of the graduation course in the beginning and in the end of the semester. They concluded that 96,15% of the students of group A and 77,77% of group B think they make good registries. About the criteria of classification the registers analised have been seen in both of the groups, about the nº of signs: compound; the language: specialized; style: clear; cohesion: uniform; density: synthetic and in relation to the intentions in group A, persuasive and in the group B dissuasive.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1992
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