Acessibilidade / Reportar erro

Validação do questionário de avaliação do impacto da demência na família

RESUMO

Objetivo:

Validar um questionário de avaliação do impacto da demência num dos membros do agregado familiar.

Métodos:

Estudo metodológico. O instrumento foi construído, com base na revisão da literatura, na opinião de peritos e na experiência dos investigadores. Foi aplicado a uma amostra não probabilística de conveniência constituída por 262 familiares de pessoas que coabitam diariamente com a pessoa com demência. A validade de constructo foi estudada pela análise fatorial exploratória, método dos componentes principais, com rotação varimax dos itens.

Resultados:

Obteve-se um instrumento com 30 itens distribuídos por quatro dimensões “Dimensão emocional”, “Dimensão económica”, “Dimensão relações familiares” e “Dimensão procura de suporte”. A análise fatorial revelou uma variância explicada total de 54,96% e um alfa de Cronbach total de ,899.

Conclusões:

O instrumento apresenta uma consistência interna elevada agrupando-se em quatro dimensões, todas elas intimamente ligadas à adaptação da família ao aparecimento da demência num dos seus membros.

Descritores:
Demência; Relações Familiares; Estudo de Validação; Enfermagem; Análise Fatorial

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br