Acessibilidade / Reportar erro

Identidade social da pessoa transgênero: análise do conceito e proposição do diagnóstico de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Analisar o conceito de identidade social da pessoa transgênero e elaborar um diagnóstico de enfermagem relacionado à identidade social da pessoa transgênero.

Métodos:

Análise de conceito segundo modelo de Walker e Avant. Realizou-se uma revisão de escopo com busca em oito bases de dados, um portal e dois sistemas de informação, em junho e julho de 2019. Analisaram-se artigos, teses e dissertações, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal.

Resultados:

Das 6.847 produções, 10 foram incluídas, e o conceito de identidade social foi descrito em 4 delas. Identificaram-se os atributos críticos, antecedentes e consequentes para a identidade social da pessoa transgênero, e a análise do conceito fundamentou a proposição do diagnóstico: Disposição para a identidade social melhorada da pessoa transgênero.

Conclusão:

A identidade social estabelece relação com a saúde, e diagnóstico de enfermagem proposto fortalece o sentido de pertença das pessoas transgênero, potencializando seus direitos como cidadãos.

Descritores:
Identidade Social; Diagnóstico de Enfermagem; Pessoa Transgênero; Promoção da Saúde; Trasnsexualismo; Formação de Conceito

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br