Acessibilidade / Reportar erro

O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares

RESUMO

Objetivo:

compreender as percepções de adolescentes escolares acerca do uso da mídia social Facebook na aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva, na Estratégia Saúde da Família.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido com 96 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE que concluíram uma intervenção educativa mediada pelo Facebook. As informações foram coletadas no próprio ambiente on-line, bem como em um questionário aplicado presencialmente. Para coleta e análise dessas informações, utilizou-se a netnografia.

Resultados:

o Facebook contribuiu para o aprendizado em saúde sexual e reprodutiva, de maneira interativa, lúdica e prática, amenizando a vergonha de alguns adolescentes para dialogar sobre a temática, e aproximou os adolescentes do serviço de saúde, mediante o fortalecimento do vínculo com os profissionais de saúde.

Considerações finais:

os profissionais de saúde devem reconhecer que esses espaços virtuais na Internet podem ser territórios de produção do cuidado em saúde, especialmente com adolescentes.

Descritores:
Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Educação em Saúde; Saúde do Adolescente; Saúde Sexual

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br