Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem

Estrategias metacognitivas: una posibilidad en la enseñanza de enfermeria

Metacognitive strategies: a possibility in nursing education

Resumos

Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem.

metacognição; ensino de enfermagem; processo ensino-aprendizagem; auto-conscientização; atividade reflexiva


Se trata de una reflexión teórica sobre la(s)posibi)idad(es) de aplicar estrategias metacognitivas en la enseñanza de enfermería. La metacognición es una actitud reflexiva, de autoconcienciación y control sobre los propios procesas mentales. Se examina la vertiente metacognitiva de la psicología cognitiva para enfocarla en el proceso de resolución de problemas. Se examina la importancia de la metacognición en la educación, para destacar el papel del profesor como mediador del proceso de aprendizaje del alumno y se valoriza el aprender a aprender. Se describen ejemplos para utilizarlos en diferentes situaciones de la enseñanza de enfermería, como en la lectura de textos y en el proceso de enfermería.

Metacognición; enseñanza de enfermería; proceso de enseñanza- aprendizaje; autoconcienciación; actividad reflexiva


This article is a theoretical reflection about the possibility of the application of metacognition strategies in nursing education. Metacognition is a reflective attitude of self-awareness and control of the mental processes. The metacognition area of cognitive psychology is analyzed, focusing on the problem solving process. The importance of metacognition in education is approached with emphasis on the teacher's role as a mediator in the student's learning process, in which "learning to learn" is emphasized. Some examples of its use in different situations of nursing education such as in text reading and nursing process, are reported.

metacognition; nursing education; student's learning process; self-awareness; reflective attitude


ENSAIO

Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem

Metacognitive strategies: a possibility in nursing education

Estrategias metacognitivas: una posibilidad en la enseñanza de enfermeria

Miriam de Abreu Almeida

Enfermeira. Professora Assistente da Escola de Enfermagem/UFRGS. Doutoranda em Educação PUC/RS

RESUMO

Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem.

Palavras-chave: metacognição, ensino de enfermagem, processo ensino-aprendizagem, auto-conscientização, atividade reflexiva

ABSTRACT

This article is a theoretical reflection about the possibility of the application of metacognition strategies in nursing education. Metacognition is a reflective attitude of self-awareness and control of the mental processes. The metacognition area of cognitive psychology is analyzed, focusing on the problem solving process. The importance of metacognition in education is approached with emphasis on the teacher's role as a mediator in the student's learning process, in which "learning to learn" is emphasized. Some examples of its use in different situations of nursing education such as in text reading and nursing process, are reported.

Keywords: metacognition, nursing education, student's learning process, self-awareness, reflective attitude

RESUMEN

Se trata de una reflexión teórica sobre la(s)posibi)idad(es) de aplicar estrategias metacognitivas en la enseñanza de enfermería. La metacognición es una actitud reflexiva, de autoconcienciación y control sobre los propios procesas mentales. Se examina la vertiente metacognitiva de la psicología cognitiva para enfocarla en el proceso de resolución de problemas. Se examina la importancia de la metacognición en la educación, para destacar el papel del profesor como mediador del proceso de aprendizaje del alumno y se valoriza el aprender a aprender. Se describen ejemplos para utilizarlos en diferentes situaciones de la enseñanza de enfermería, como en la lectura de textos y en el proceso de enfermería.

Palavras clave: Metacognición, enseñanza de enfermería, proceso de enseñanza- aprendizaje, autoconcienciación, actividad reflexiva

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 26/05/2002

Aprovado em 19/08/2002

  • ANTONIJEVIC, N,; CHADWICK, C. Estratégias cognitivas e metacognição. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v,12, n.51. p.20-28, mar./abr. 1983.
  • BELTRÁN, J.M.M. La mediación en el proceso de aprendizaje Madrid: Bruño, 1994.
  • BORUCHOVITCH, E. A psicologia cognitiva e a metacognição: novas perspectivas para o fracasso escolar brasileiro. Tecnologia Educacional Rio de Janeiro, v.22, n.110/111, p. 22-28, Jan./abr. 1993.
  • DAVIDSON, J.; DEUSER, R.: STERNBERG. R. The role of metacognition in problem solving. In: METCALFE, J.; SHIMAMURA, A. Metacognition: knowing about knowing. London: Bradford book, 1994, p. 207-226.
  • GRILLO, M. Construção da avaliação: estratégias metacognitivas. In: ENRICONE, D.; GRILLO, M. (Org.) Avaliação: uma discussão em aberto. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2000, p.59-68.
  • HERMAN, J.; PESUT, D.; CONARD, L. Using metacognitive skills: the quality audit tool. Nursing Diagnosis, v.5, n.2, p.56-64, apr./jun.1994.
  • METCALFE, J.; SHIMAMURA, A. (Org.) Metacognition: knowing about knowing, London; Bradford book, 1994.
  • PESUT, D.; HERMAN, J. Metacognitive skills in diagnostic reasoning: making the implicit explicit. Nursing Diagnosis v.3. n.4, p. 148-154, oct./dec. 1992.
  • RIBBONS, R.M. The use of computers as cognitive tools to facilitate higher order thinking skills in nurse education. Computers in nursing, v. 16. n.4, p.223-228,jul,/aug.1998.
  • SCALLON, G. Avaliação formativa e psicologia cognitiva: correntes e tendências. In: GRÉGOIRE, J, Avaliando as aprendizagens - os aportes da psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap, 7, p. 155-168.
  • STERNBERG, R.J. Psicologia cognitiva Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • WOLFS. J.L. Análise das práticas educativas que visam a participação do aluno na avaliação diagnóstica, na condução e na regulação de suas aprendizagens, In: GRÉGOIRE. J. Avaliando as aprendizagens - os aportes da psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed. 2000. Cap. 8, p. 169-183.
  • WORREL, P. Metacognition: implications for instruction in nursing education Journal of Nursing Education, v. 29, n.4, p.170-175, apr. 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2002

Histórico

  • Aceito
    19 Ago 2002
  • Recebido
    26 Maio 2002
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br