Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção educativa em habilidades sociais para enfermeiros da Atenção Básica

RESUMO

Objetivo:

avaliar uma intervenção educativa em habilidades sociais para enfermeiros que atuam na Atenção Básica à Saúde.

Método:

trata-se de uma investigação qualitativa do tipo pesquisa-intervenção, realizada nos municípios de abrangência da 17ª Regional de Saúde do Paraná. Foi desenvolvida em três etapas inter-relacionadas: exploratória, onde foram realizadas reuniões com os gestores para definição dos grupos e logísticas de funcionamento do curso; intermediária, desenvolvida nos encontros com os grupos distintos de enfermeiros, abordando os temas selecionados; avaliativa, na qual os enfermeiros elaboraram um plano pessoal para aprimorarem suas habilidades sociais.

Resultados:

os participantes foram 57 enfermeiros que atuavam como coordenadores da Atenção Básica. Consideraram a intervenção educativa em habilidades sociais fundamental para mudanças positivas na sua atuação profissional.

Considerações finais:

a intervenção educativa em habilidades sociais foi avaliada como uma estratégia importante para fortalecer o desenvolvimento das competências gerencias e assistenciais do enfermeiro.

Descritores:
Enfermagem; Gestão em Saúde; Relações Interpessoais; Atenção Primária à; Saúde; Habilidades Sociais.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br