Acessibilidade / Reportar erro

Adesão aos protocolos de segurança do paciente em unidades de pronto atendimento

RESUMO

Objetivo:

Investigar o cumprimento dos protocolos nacionais de segurança do paciente em Unidades de Pronto Atendimento paranaenses.

Método:

Entre abril e setembro de 2016 foi realizada etapa exploratória de pesquisa ação, em amostra estratificada de 377 pacientes de oito unidades, utilizando-se instrumento de verificação de ações básicas de segurança.

Resultados:

Evidenciou-se ausência de identificação sistematizada dos pacientes e de avaliação e sinalização do risco para queda e desenvolvimento de lesão por pressão. Observou-se que 52,8% das soluções parenterais em uso não estavam identificadas e que, em apenas 29,4% dos casos, a condição alérgica foi investigada. Em 80,6% dos pontos de assistência havia a disponibilidade de solução alcoólica para a higienização das mãos.

Conclusão:

Conclui-se que o não cumprimento de ações básicas relativas à segurança do paciente expõe os usuários a eventos adversos preveníveis e demanda ações sistematizadas para observância das diretrizes governamentais e promoção da qualidade da assistência em saúde.

Descritores:
Segurança do Paciente; Serviços Médicos de Emergência; Qualidade da Assistência à Saúde; Lista de Checagem; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br