Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem memória prejudicada e confusão crônica para idosos: validação de conteúdo diagnóstico

RESUMO

Objetivo:

Validar as características definidoras dos diagnósticos de enfermagem memória prejudicada e confusão crônica para idosos, testando as definições dos diagnósticos entre enfermeiros especialistas.

Método:

Validação de conteúdo diagnóstico utilizando um questionário online para enfermeiros clínicos especialistas.

Resultados:

195 enfermeiras especialistas realizaram as validações diagnósticas. Os resultados demonstraram a validade de memória prejudicada com 11 características definidoras principais, e confusão crônica com 11 características definidoras principais e uma secundária. Em ambos os diagnósticos, o índice de validade de conteúdo foi de 0,85. A análise fatorial forneceu quatro para memória prejudicada e cinco fatores para confusão crônica.

Conclusão:

O estudo forneceu evidências de validade dos dois diagnósticos, tornando-os mais claros. Por meio do uso desses diagnósticos de enfermagem atualizados, os enfermeiros podem melhorar a precisão e a qualidade do atendimento a pacientes idosos, contribuindo para um cuidado gerontológico de enfermagem mais preciso.

Descritores:
Diagnóstico de Enfermagem; Transtornos da Memória; Confusão; Enfermagem Geriátrica; Estudo de Validação

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br