Acessibilidade / Reportar erro

Prazer e sofrimento no trabalho dos enfermeiros da unidade de internação oncopediátrica: pesquisa qualitativa

RESUMO

Objetivo:

Analisar as vivências geradoras de prazer e sofrimento no trabalho de enfermeiros em uma unidade de internação oncopediátrica.

Método:

Estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo. A coleta de dados ocorreu de março a maio de 2018, por meio de entrevistas com oito enfermeiros em uma unidade de internação oncopediátrica.

Resultados:

As vivências de prazer verbalizadas foram o trabalho desenvolvido com crianças, a participação no tratamento e cura dos pacientes e o reconhecimento dos familiares em relação ao trabalho realizado. As vivências de sofrimento foram os cuidados paliativos e morte dos pacientes, realização de procedimentos invasivos e organização do trabalho.

Considerações finais:

Foi possível analisar as vivências de prazer e sofrimento de enfermeiros em uma unidade oncopediátrica por meio da psicodinâmica do trabalho, permitindo reinventar medidas prevenção e intervenção dos gestores nos processos de saúde/doença mental no trabalho.

Descritores:
Enfermagem; Trabalho; Neoplasias; Pediatria; Prazer

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br