Acessibilidade / Reportar erro

Situação sociodemográfica e de saúde em adolescentes escolares segundo o sexo

RESUMO

Objetivo:

Verificar a associação entre sexo (homem e mulher) e as variáveis sociodemográficas, sexuais e reprodutivas para adolescentes e identificar maiores médias de problemas sociais e de saúde para estes.

Método:

Estudo transversal realizado com 239 adolescentes matriculados numa escola pública de Salvador, Bahia, Brasil, cujos dados foram produzidos mediante aplicação de formulário estruturado e processado no programa Stata.

Resultados:

A pesquisa apontou associação entre o sexo feminino e maior escolaridade (p-valor = 0,02), conviver com ambos os pais (p-valor = 0,02) e com maior média de problemas psíquicos, sociais e comportamentais. Ser homem foi associado com iniciação sexual (p-valor = 0,00) e desta ocorrer até os 14 anos (p-valor = 0,05).

Conclusão:

As variáveis em estudo se comportam, a depender do sexo, com menor ou maior chance para vivência de agravos, sendo essencial tal compreensão no sentido de subsidiar ações que promovam a qualidade de vida dos adolescentes.

Descritores:
Adolescente; Sexo; Saúde; Educação; Enfermagem em Saúde Pública

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br