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Como é ser cuidado em casa: as percepções dos clientes

The perception of clients when receiving homecare: las percepciones de los clientes

Como es ser cuidado en casa

Resumos

Este estudo qualitativo de caráter exploratório analisou a percepção dos usuários do Programa de Atendimento Domiciliar do SSS-GHC, em Porto Alegre/RS, sobre os cuidados recebidos pela equipe interdisciplinar e por seus cuidadores no domicílio. Entre os 17 clientes entrevistados predominaram mulheres, idosos e portadores de doenças crônico degenerativas. Da análise emergiram cinco categorias, abordando o cuidado profissional e familiar, bem como as experiências dos sujeitos quanto às circunstâncias de vida enfrentadas. Nos resultados, os cuidados vivenciados foram percebidos como humanizados e propiciadores de estratégia avaliativa do Programa.

cuidado domiciliar; atenção primária à saúde e saúde coletiva


This qualitative and exploratory study analyzed the perception of users of the Home Care Program (SSS-GHC) in Porto Alegre, Rio Grande do Sul state regarding the assistance provided by its interdisciplinary team and caretakers. Among the 17 clients interviewed, there was a prevalence of women, elderly people and chronic degenerative disease patients. As a result of the analysis it was possible to identify five categories which were related to family, professional care and experiences of the subjects in relation to life circumstances. Results showed that, according to the client's point of view, the care received was viewed as humanized and favorable to the evaluative strategy of the Program.

home care; primary focus on health; collective health


Este estudio calitativo de carácter exploratorio analizó la percepción de los usuarios del Programa de Atendimiento Domiciliar del SSS-GHC, en Porto Alegre/RS sobre los cuidados recibidos por el equipo interdisciplinar y por sus cuidadores en el domicilio.Entre los 17 clientes entrevistados predominaron mujeres, ancianos y portadores de enfermedades crónico degenerativas. Del análisis resultaron cinco categorías, abordando el cuidado profesional y familiar, así como las experiencias de los sujetos frente a las circunstancias de vida que deben enfrentar. Los resultados apuntan que los cuidados vivenciados fueron percibidos como humanizados y propiciadores de estrategia evaluativa del programa.

cuidado domiciliar; atención primaria a la salud y salud colectiva


PESQUISA

Como é ser cuidado em casa: as percepções dos clientes

The perception of clients when receiving homecare

Como es ser cuidado en casa: las percepciones de los clientes

Lisiane Manganelli Girardi PaskulinI; Vilma Regina Freitas Gonçalves DiasII

IProfessora Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação

IIEnfermeira do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. Mestre em Saúde Coletiva

RESUMO

Este estudo qualitativo de caráter exploratório analisou a percepção dos usuários do Programa de Atendimento Domiciliar do SSS-GHC, em Porto Alegre/RS, sobre os cuidados recebidos pela equipe interdisciplinar e por seus cuidadores no domicílio. Entre os 17 clientes entrevistados predominaram mulheres, idosos e portadores de doenças crônico degenerativas. Da análise emergiram cinco categorias, abordando o cuidado profissional e familiar, bem como as experiências dos sujeitos quanto às circunstâncias de vida enfrentadas. Nos resultados, os cuidados vivenciados foram percebidos como humanizados e propiciadores de estratégia avaliativa do Programa.

Palavras-chave: cuidado domiciliar, atenção primária à saúde e saúde coletiva

ABSTRACT

This qualitative and exploratory study analyzed the perception of users of the Home Care Program (SSS-GHC) in Porto Alegre, Rio Grande do Sul state regarding the assistance provided by its interdisciplinary team and caretakers. Among the 17 clients interviewed, there was a prevalence of women, elderly people and chronic degenerative disease patients. As a result of the analysis it was possible to identify five categories which were related to family, professional care and experiences of the subjects in relation to life circumstances. Results showed that, according to the client's point of view, the care received was viewed as humanized and favorable to the evaluative strategy of the Program.

Keyword: home care, primary focus on health, collective health

RESUMEN

Este estudio calitativo de carácter exploratorio analizó la percepción de los usuarios del Programa de Atendimiento Domiciliar del SSS-GHC, en Porto Alegre/RS sobre los cuidados recibidos por el equipo interdisciplinar y por sus cuidadores en el domicilio.Entre los 17 clientes entrevistados predominaron mujeres, ancianos y portadores de enfermedades crónico degenerativas. Del análisis resultaron cinco categorías, abordando el cuidado profesional y familiar, así como las experiencias de los sujetos frente a las circunstancias de vida que deben enfrentar. Los resultados apuntan que los cuidados vivenciados fueron percibidos como humanizados y propiciadores de estrategia evaluativa del programa.

Palavras clave: cuidado domiciliar, atención primaria a la salud y salud colectiva

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Recebido em 14/01/2002

Aprovado em 26/06/2002

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Fev 2002

Histórico

  • Recebido
    14 Jan 2002
  • Aceito
    26 Jun 2002
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