Acessibilidade / Reportar erro

Cultura de segurança: percepção dos profissionais de saúde em um hospital mental

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a cultura de segurança do paciente em um serviço de saúde mental.

Método:

Estudo transversal realizado com profissionais da saúde em um hospital mental, aplicando-se o Safety Attitudes Questionnaire (SAQ). Foram realizadas análises descritivas e inferenciais.

Resultados:

Participaram do estudo 103 profissionais, com predominância do sexo feminino (64,1%) e tempo de atuação igual ou superior a 21 anos (32,4%). Os profissionais de enfermagem de nível técnico e com regime de trabalho estatutário foram os mais participativos, 54,4% e 52% respectivamente. O escore total foi 69 pontos. O domínio que atingiu maior escore foi Satisfação no trabalho (80 pontos) e o menor foi Condições de trabalho (57 pontos). Os profissionais estatutários e com maior tempo de experiência profissional obtiveram melhores escores na percepção de cultura de segurança.

Conclusão:

O resultado de cultura de segurança foi abaixo do recomendado, apontando a necessidade de fortalecimento desse construto nos hospitais de saúde mental.

Descritores:
Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Saúde Mental; Assistência ao Paciente; Hospitais Psiquiátricos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br