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Estudantes de enfermagem diante de sofrimento moral: estratégias de resistência

RESUMO

Objetivo:

Compreender as estratégias de resistência adotadas pelos estudantes de graduação em enfermagem, diante de situações de sofrimento moral (SM).

Método:

Pesquisa qualitativa, desenvolvida em três universidades do sul do Brasil, duas federais e uma privada, com 21 estudantes de graduação em enfermagem, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016; os dados foram submetidos à análise textual discursiva e referencial teórico foucaultiano.

Resultados:

Os estudantes ao resistirem demonstram um senso de autopreservação e fortalecimento moral. Ainda, ações de não resistência relacionam-se ao medo de possíveis sanções. Assim, ao resistir ou não, os estudantes podem vivenciar repercussões tanto positivas como negativas.

Considerações finais:

Ao resistir, os estudantes visam defender o que acreditam ser o correto, demonstrando seu fortalecimento moral diante do sofrimento moral. No entanto, o exercício do poder disciplinar parece contribuir para sua fragilização moral, dificultando a implementação de estratégias de resistência.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Poder; Moral; Ética

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