Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado gravídico-puerperal em Rede: o vivido de enfermeiros, médicos e gestores

RESUMO

Objetivo:

Compreender a vivência de enfermeiros, médicos e gestores no cuidado à mulher no ciclo gravídico-puerperal na Rede Mãe Paranaense.

Método:

Pesquisa qualitativa à luz da Fenomenologia Social com 44 profissionais de 10 municípios de Regional de Saúde, no Paraná, Brasil. Os depoimentos foram gravados até alcançar a convergência e analisados cumprindo os passos estabelecidos do referencial.

Resultados:

Apreendeu-se um contexto de significados vivenciados entre as diferentes classes profissionais. Os "motivos por que" em que a Rede veio como uma proposta fundamentada para melhorar a qualidade do cuidado materno, embora haja desarticulação no planejamento e implementação. A expectativa dos "motivos para" evidenciou fragilidades e desafios para o alcance dos objetivos e metas da Rede no serviço de Atenção Primária à Saúde.

Considerações finais:

A reestruturação da Rede ocorreu, mas ainda há lacunas no sistema de referência e contrarreferência, em especial para a gestação e o parto de alto risco e seguimento puerperal.

Descritores:
Saúde da Mulher; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Cuidado Pré-Natal; Pessoal de Saúde; Atenção Primária à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br