Acessibilidade / Reportar erro

200 anos de Florence Nightingale: contribuições para a prática profissional dos enfermeiros nos hospitais

RESUMO

Objetivo:

Analisar a concordância dos enfermeiros, que trabalham em instituições hospitalares, acerca das concepções de Florence Nightingale sobre enfermagem, pessoa, saúde e ambiente.

Método:

Estudo quantitativo, observacional e transversal, com participação de 3.451 enfermeiros de 36 hospitais portugueses. A coleta de dados realizou-se de julho de 2015 a março de 2016, mediante questionário. Para análise, recorreu-se à estatística descritiva e analítica.

Resultados:

Evidenciou-se que 60% a 70% dos enfermeiros participantes consideraram que as concepções de enfermagem, pessoa, saúde e ambiente de Florence Nightingale estão de acordo ou totalmente de acordo com a sua prática. As variáveis que influenciaram a concordância foram: serviço, condição em que exercem a profissão, tempo de exercício profissional, grau acadêmico e região do país.

Conclusão:

As concepções de Florence Nightingale permanecem contribuindo para a prática profissional de enfermagem, sendo que a região e o serviço influenciam essa continuidade de forma significativa.

Descritores:
Teoria de Enfermagem; Enfermagem; Prática Profissional; Enfermeiras e Enfermeiros; Hospitais

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br